AUTOSCOPIA E AUTOBILOCAÇÃO PROJETIVA
AUTOSCOPIA PROJETIVA:
Waldo Vieira.
Sinônimo e definição: Aparecer para si mesmo, autovisão, deuteroscopia, ver seu próprio corpo. Observar a si mesmo projetado.
Tipos de Autoscopia: Interna, externa, semelhante, diferente, recorrente, onírica, parcial, total, projetiva.
Sensações: Pode ser positiva ou negativa, em graus diversos, e variedades diferentes do fenômeno que é obscuro e controvertido para explicar e entender entre todos os fenômenos projeciológicos.
Narcisismo: – Vários psicanalistas atribuem as experiências autoscópicas, como um distúrbio narcisista. Hipótese totalmente rejeitada pela Projeciologia.
Natureza: Geralmente passageira e acidental, as experiências autoscópicas são explicadas por hipóteses, pois em muitos casos, existe diálogos, embora na grande maioria o duplo apareça mudo. É explicado como uma auto-sugestão, uma forma pensamento. Por outro lado uma outra explicação surge como sendo a exteriorização do duplo etérico.
Hipótese: Tal aparição não constitui ou contém centro da consciência.
AUTOSCOPIA INTERNA:
Sinônimo: - Aloscopia, introvisão, visão raio X de si mesmo.
Definição: - Ver o próprio interior, visão orgânica de si mesmo, ver dentro do cérebro, dos pulmões, o coração bombeando o sangue, os pulmões trabalhando,. Essa visão pode ser vista de duas formas: Penetrando dentro da carcaça física ou o órgão específico sai para fora do corpo numa aparente deslocação.
Fenômeno: Apesar dos estudos, existem hipóteses sobre a ocorrência, já que ela acontece dentro do próprio corpo físico (alvo).
Fora:Quando a consciência sai do corpo junto com o psicossoma, neste caso a visão percorre o cordão astral para mergulhar no corpo, neste caso ela é projetiva.
-Dentro:Quando ocorre da consciência estar dentro do corpo, ela só ocorrer em duas situações, na clarividência viajora ou numa projeção parcial, em que a cabeça do psicossoma fica presa dentro do corpo físico.
Diagnóstico: Ela não é patológica, pelo contrário, torna-se um ferramenta extraordinária para um autodiagnóstico projetivo preciso e perfeito.
AUTOSCOPIA EXTERNA:
Sinônimo: - Aparição para si mesmo, autofania, desdobramento homólogo.
Definição: – Ato de alguém se ver diante de si mesmo. Reflexão fantasmagórica de si mesmo, alucinação autoscópica, duplo quimérico.
Ocorrência: Do ponto de vista psiquiátrico e médico, existem certas zonas cerebrais que quando estimuladas provocam as visões autoscópicas. Considerada alucinatórias. Existe um tipo de autoscopia especular em que o indivíduo se vê diante de si e este imita seus gestos como se fosse um espelho. Outro fenômeno é a autobilocação do indivíduo estar dentro do corpo físico e ver o seu duplo agir, caminhar, fazer coisas, como pode ocorrer o inverso, do indivíduo ver o seu corpo físico deitado, quando está projetado.
Hipóteses: – Existem explicações variadas de acordo com diversos projetistas e ocultistas como Blackmore, Bozzano, Bret, Coleman, Fodor, Owen, Muldoon, Monroe, Richet e Waldo Vieira.
Vamos as principais: No caso poderá existir a clarividência viajora, que é expansão da consciência, neste caso pode-se ver tanto de um lado como de outro, ou ver os dois corpos ao mesmo tempo, existe o caso de ver o próprio duplo etérico. Monroe afirmava que sua visão percorria o cordão astral e podia ver os dois corpos. Por fim as criações ideoplásticas, no caso as formas-pensamentos, essas podem ser mais profundas e criar um duplo que fale, que converse consigo mesmo.
AUTOBILOCAÇÃO CONSCIENCIAL:
Sinônimos: autobicorporeidade, autoconfrontação, visão de dois corpos, visão de dois corpos, epiprojeção.
Tipos: Autobilocação consciencial apresenta dois tipos:- Imóvel: Ocorre quando corpo humano está imóvel, incapacitado, estendido no leito, cataléptico.
- Móvel: – Ocorre quando o corpo humano está em movimento, caminhando ou correndo, a consciência projetada observa o corpo de cima (epiprojeção) ou mesmo por trás (retroprojeção).
Outros: Casos mediúnicos em que o encarnado deixa o corpo físico numa projeção consciente e uma entidade desencarnada incorpora, para usar o aparelho vocal, para transmitir uma mensagem, ou mesmo tentar tomar o corpo para si, no caso se sabe que isso é totalmente impossível. Casos de se ver em cenas do futuro ou passado fazendo alguma tarefa.
Corpo Mental: Um fato que deve ser considerado é a projeção do corpo mental, deixando os dois corpos a vista, sendo que a consciência estará no corpo mental observando os dois corpos inanimados.
BILOCAÇÃO FÍSICA:
Sinônimos: Automaterialização, aparição sólida, bipresença, desdobramento físico, duplicação do físico.
Explicação: No caso específico caracteriza-se o aparecimento físico do corpo em dois lugares ao mesmo tempo. No caso a tese dos ocultistas é que um dos corpos estará em transe, o outro se fará presente noutro lugar. No caso o corpo que estará ativo será sempre o psicossoma projetado com densidade astral ao ponto de se tornar visível. Casos de trilocação, é efeito de velocidade de aparecimento com a velocidade supra normal, dando aparência do corpo aparecer em mais de um lugar ao mesmo tempo.
Não confundir a bilocação com a clarividência mediúnica no qual somente o médium percebe a presença de uma entidade projetada.
Casos de aparição de um morimbundo para um ente querido, registra-se como bilocação porém mais vaporosa, menos densa, que uma bilocação física natural.
A bilocação pode ser consciente (controlada pelo projetor) ou inconsciente (não controlada).
VISÃO DUPLA EXTRAFÍSICA:
Definição: Visão por quatro olhos, ver dois lugares ao mesmo tempo. Muito comum em casos projetivos dentro da faixa de atividade do cordão astral, Ver pelos olhos físicos e pelos olhos do psicossoma.
No meu caso o lado direito fica a parte física e o lado esquerdo o lado do psicossoma, ficando a imagem dividida ao meio com duas cenas simultâneas, uma sempre mais nítida do que a outra. Também existe a dupla audição, duplo tato, duplo olfato, dupla motricidade.
Sylvan Muldoon, página 107– Projeção do Corpo Astral relata: Durante a projeção na faixa de atividade do cordão de Prata, a várias maneiras de se ver, o cordão astral é tão apto a condução da corrente dos sentidos, a visão pode estar num ponto ou no outro, podendo ver o corpo deitado ou corpo projetado e disso pode-se tirar muitas variantes. Como estar no quarto e na sala ao mesmo tempo. Ver os dois corpos ao mesmo tempo.
– Muldoon afirma isso por dedução Lógica, pois para ele os olhos físicos não podem ver no astral, então seria impossível os olhos do corpo físico ver o psicossoma, mesmo porque geralmente os olhos do corpo físico estão fechados.
Por isso deduz que a visão vista do corpo físico também é astral, que foi levada através do cordão de prata, cuja anatomia e funções ainda são um mistério, mesmo para projetistas veteranos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário